O curso de Graduação em Engenharia Civil é presencial e funciona no período diurno, sendo sábado também considerado dia letivo. Ele tem duração de 5 (cinco) anos, equivalentes a 10 (dez) semestres, com tempo máximo de integralização de nove anos, ou dezoito semestres, perfazendo uma carga horária total de 4.080 h (quatro mil e trinta e oitenta horas), constituída por disciplinas obrigatórias, optativas, optativas livres, atividades complementares, atividades de estágio e atividades de trabalho de conclusão de curso. O número de vagas ofertado anualmente é de 100 (cem), com ingresso por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

Durante os 4 (quatro) primeiros semestres os discentes cursarão, principalmente, disciplinas de formação científica básica (Matemática, Estatística, Física, Química, Desenho e Computação). A partir do 5º (quinto) semestre, mais intensamente, iniciam-se as disciplinas de formação profissional e específica, sendo que, a partir do 7º (sétimo) semestre ocorrerá a formação específica em torno das seguintes ênfases: Construção civil, Geotecnia, Transportes, Estruturas, Recursos hídricos e Saneamento.

Esta estrutura curricular permite que o egresso seja um profissional capaz de atuar com qualidade, competência, autodesenvolvimento, senso crítico e consciência socioambiental, almejando o estabelecimento de uma sociedade mais justa e em harmonia com o meio ambiente. Nessa perspectiva o alicerce no conhecimento das Ciências Básicas é fundamental no entendimento de fenômenos e processos envolvidos nas diferentes áreas de atuação do engenheiro civil, assim como na solução de problemas complexos pouco solucionados no cotidiano.

Este documento tem a prerrogativa de ser dinâmico, podendo ser constantemente atualizado, por completo ou em partes, visando atender o dinamismo das ciências aplicadas no campo da Engenharia Civil, oferecendo subsídios para a formação de profissionais competentes, agindo como agentes ativos capazes de produzir transformações metodológicas adaptáveis ao mercado, sem, no entanto, se desvincular do contexto social, cultural e ambiental.