Curso de Engenharia Civil no Cariri

O Curso de Graduação em Engenharia Civil foi criado em março de 2006, a partir da expansão da UFC para municípios localizados fora da Região Metropolitana de Fortaleza. O primeiro PPC foi elaborado em consonância com os parâmetros estabelecidos na LDB, Artigo 12, no Regimento Geral e no Estatuto da UFC. Esta proposta estava articulada com as propostas educacionais dos Estados (conforme Artigo 10 da LDB) que, por sua vez, estavam em consonância com as Diretrizes Nacionais de Educação (artigo 9º), seguindo o que estabeleciam os “Princípios Norteadores para os Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação em Engenharia” do Centro de Tecnologia da UFC.

A partir de 2013, com a publicação da Lei nº 12.826, de 05/06/2013, criou-se a UFCA a partir do desmembramento de todos os campi da UFC existentes no Cariri, mantendo entre elas um Termo de Cooperação. Essa Lei estabeleceu que toda infraestrutura pré-existente nos campi, assim como todos os cursos de graduação e pós-graduação, com seus docentes, discentes e servidores técnicos pré-existentes, passassem a pertencer à UFCA. Logo, a partir dessa data, o Curso de Graduação em Engenharia Civil passou a pertencer à nova instituição.

Decorridos dez anos de criação do Curso, verificou-se a necessidade de aprimoramento do PPC, especificamente com relação ao atendimento a novas normativas educacionais, novas metodologias de ensino e ao surgimento de recursos tecnológicos inovadores. Nesse sentido, foi necessária a reformulação da estrutura curricular, o que resultou no aumento da carga horário total do curso.

A nova matriz curricular busca fortalecer à percepção do discente de como a teoria poderá ser aplicada na prática, afastando o conceito de que a academia, o mercado de trabalho e os sistemas social, cultural e ambiental não podem interagir. Nesse contexto, o estreitamento das relações entre o mercado de trabalho, os sistemas sociais e ambientais e a academia propiciará o desenvolvimento de uma nova percepção: a de que a prática e a observação, associadas aos conhecimentos básicos e específicos, podem aprimorar, desenvolver ou criar teorias capazes de levar ao desenvolvimento sustentável.

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