Para solicitar a contabilização das Atividades Complementares, o aluno deve ter cursado:

  1. No mínimo, 85% das disciplinas obrigatórias e optativas do curso para a estrutura curricular 2006.2.
  2. No mínimo, 75% das disciplinas obrigatórias e optativas do curso para a estrutura curricular 2018.2.

O aluno do PPC 2006 deve comprovar 288 horas, enquanto que para o PPC de 2018 é exigido 144 horas de atividades, descritas no formulário do link abaixo.

link para o formulário

O aluno deve preencher o formulário, assinar e enviar ao seu orientador de TCC, juntamente com os seus documentos comprobatórios (certificados, declarações, etc). O professor irá conferir as informações e preencher os campos destinados ao docente, assinar e enviar o formulário, junto com a documentação comprobatória para a coordenação, no email engcivil.cct@ufca.edu.br.


Após a avaliação da coordenação, a documentação é devolvido ao aluno para inseri-la no Sigaa (em Registro de Atividades Autônomas). Depois que o aluno postar a documentação no Sigaa e avisar que realizou esse procedimento, a coordenação integraliza as horas no histórico do discente.

Devido a quantidade de solicitações que a coordenação precisa avaliar, recomenda-se que os alunos envie suas atividades complementares com uma antecedência de no mínimo 60 dias antes do fim do semestre.

No link abaixo pode-se acessar a Resolução 01/2019 sobre as Atividades Complementares que mostra as atividades pertencentes de cada grupo e seus limites de horas.


link para o documento Atividades Complementares

Saiba mais sobre as Atividade Complementares clicando aqui