Para solicitar a colação de grau e a primeira via do diploma é necessário que o aluno tenha primeiramente entregado o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para a biblioteca da UFCA. Para realizar essa entrega, o estudante deve inicialmente solicitar a Ficha Catalográfica à biblioteca através do e-mail catalogacao.sibi@ufca.edu.br, encaminhando o arquivo do TCC em anexo.


Após o recebimento da ficha catalográfica, o discente deve inseri-la no seu TCC e encaminhar a versão digital final para o e-mail bcjn.sibi@ufca.edu.br, junto com Termo de Autorização para a publicação no repositório institucional da UFCA. No link abaixo pode-se acessar o termo de autorização:

link para o termo de autorização

Depois do recebimento da documentação, a biblioteca encaminhará para o e-mail do aluno o Comprovante de Entrega do TCC e o Nada Consta da biblioteca.


Para a abertura de processo de solicitação de colação de grau o aluno deverá encaminhar para o e-mail da coordenação (engcivil.cct@ufca.edu.br) o Requerimento de Colação de Grau e Expedição do Diploma no link abaixo, acompanhado das seguintes documentações: 

link para o requerimento

  1. Comprovante de Entrega de TCC;
  2. Nada Consta da biblioteca;
  3. Cópia de documento de identificação oficial com foto;
  4. Cópia da certidão de nascimento ou casamento;
  5. Cópia de CPF ou Comprovante da Situação Cadastral do CPF;
  6. Prova de quitação com o serviço militar, se brasileiro do sexo masculino;
  7. Comprovante de Regularidade junto à justiça Eleitoral, se brasileiro. Retire no link: (https://www.tse.jus.br/eleitor/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral);

Se tratando de solicitação de colação de grau especial, além dos documentos listados acima, o aluno deverá entregar o documento comprobatório de enquadramento em pelo, menos, um dos incisos do art.291 do Regulamento dos Cursos de Graduação, disponível no link abaixo. 

https://documentos.ufca.edu.br/wp-folder/wp-content/uploads/2020/03/Regulamento-dos-Cursos-de-Gradua%C3%A7%C3%A3o-Atualizado-at%C3%A9-a-Res.-06_2020_CONSUNI..pdf

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

  • Ao preencher o Requerimento de solicitação de colação de grau, o aluno deve colocar o e-mail institucional de domínio @aluno.ufca.edu.br, pois para participar da cerimônia virtual o formando terá que utilizar obrigatoriamente esse email. Caso não possua, veja o vídeo de como criar este email:
  • Ao digitalizar a RESERVISTA, digitalize frente/verso e também a parte interna, onde consta sua assinatura.

De acordo com o art. 2º da Portaria 010/2020/PROGRAD: 

  • §3º As cerimônias de colações de grau coletivas poderão ser solicitadas a qualquer tempo, no entanto a cerimônia será realizada apenas quando acumularem, no mínimo, 30 (trinta) solicitações no Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC-UFCA), ou quando completarem dois meses da última cerimônia de colação de grau coletiva realizada remotamente. 
  • §4º Serão incluídas na colação de grau coletiva mais próxima, as solicitações protocoladas no SIPAC-UFCA até 15 dias antes da data programada para a cerimônia. As que descumprirem o prazo serão incluídas na colação de grau coletiva seguinte, salvo situações devidamente justificadas e apreciadas pelo Pró-reitor de Graduação.