É a interrupção das atividades acadêmicas do estudante por um ou mais semestres, garantindo a manutenção do vínculo ao curso de graduação. Esse trancamento será concedido por um prazo de até quatro semestres (dois anos) intercalados ou consecutivos.

O aluno regular que não estiver cursando disciplinas, por estar em situação de trancamento total, deverá renovar, a cada semestre, seu vínculo institucional, sob pena de cancelamento automático do mesmo.

Não é permitido trancamento total no primeiro semestre do curso, salvo os casos previstos em lei que são: I – motivo de saúde, devidamente comprovado pela perícia médica da UFCA; II – prestação de serviço militar obrigatório, comprovado pela autoridade correspondente.

Para realizar o trancamento total o aluno deve:
1. Preencher o formulário de Solicitação de Trancamento no link abaixo.

link para a solicitação de trancamento

2. Preencha o formulário Questionário de Solicitação de Trancamento Total no link abaixo.

link para o questionário

3. Retire a declaração de Nada Consta da Biblioteca da UFCA. Para solicitar o Nada Consta envie e-mail para bcjn.sibi@ufca.edu.br 

4. Com estes 3 documentos preenchidos e assinados, envie todos para a coordenação do curso (engcivil.cct@ufca.edu.br), juntamente com um documento de identificação com foto para a abertura do processo de trancamento.

saiba mais em: Trancamento Total